Avaliação Física - (VO2máx) + teste de Lactato - Biketreino - Avaliações Fisicas e Planos Treino Ciclismo

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Avaliação Física - (VO2máx) + teste de Lactato

Treino





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O que engloba a Avaliação Física com aferição do consumo máximo de oxigénio (VO2máx) + teste de Lactato?
  • Avaliação do VO2máx;
  • Avaliação do VO2 ao limiar aeróbio e anaeróbio;
  • Teste de Lactato;
  • Teste de potência máxima aeróbia;
  • Análise dos limiares aeróbio e anaeróbio,
  • Avaliação da capacidade de recuperação,
  • Avaliação da relação peso vs. potência;
  • Determinação dos níveis e ritmos de treino (em pulso e em potência)
  • Avaliação antropométrica;
  • Avaliação do IMG e pregas de adiposidade;


O que é o lactato?
O lactato é um sal, derivado do ácido láctico. O ácido láctico, por sua vez, é um subproduto da quebra de glicose para obtenção de energia. Quando o açúcar começa a ser “queimado”, ele é primeiro degradado e depois transforma-se em piruvato. Esta molécula, o piruvato, pode seguir por dois caminhos:
– O primeiro é ser oxidado totalmente, utilizando oxigénio, no chamado metabolismo aeróbio;
– O segundo, mais rápido e menos eficiente, é ser parcialmente oxidado, sem oxigénio, no chamado metabolismo anaeróbio láctico. Láctico porque o que sobra do piruvato parcialmente degradado é justamente a molécula de ácido láctico.
A palavra lactato é mais correctamente utilizada do que ácido láctico, porque assim que o ácido láctico é formado dissolve-se em lactato (um sal) e hidrogénio (H+). Este hidrogénio é quem na verdade faz a acção de ácido que é tão comentada, diminuindo o pH sanguíneo (quanto mais baixo o pH, mais ácido), e não o lactato. Porém, como os dois são criados na mesma proporção, em termos práticos utiliza-se um como medida do outro.
Geralmente o lactato não é nocivo para o organismo. Quando o lactato é produzido em excesso nos músculos, iões de hidrogénio também são produzidos. A acumulação destes iões de hidrogénio provoca uma acidose, provocando as conhecidas cãibras. Portanto, o lactato em si não causa fadiga no músculo, mas sim o aumento do nível de acidez muscular.
Apesar de não ser uma sensação agradável para o atleta, a sensação de ardor ou enrijecimento são mecanismos de defesa contra possíveis danos musculares. Altos níveis de acidez podem danificar as fibras musculares de forma séria.

Porquê avaliar o lactato?
A determinação da concentração sanguínea do lactato permite avaliar indirectamente a acidose metabólica do exercício, sendo uma das ferramentas diagnósticas utilizadas pela Fisiologia do Exercício. A dosagem do lactato permite avaliar a capacidade de exercício e monitorizar a intensidade de treino do atleta. A dosagem sanguínea do lactato é uma forma prática de se obter uma avaliação do metabolismo do lactato e do limiar anaeróbio do atleta.
A avaliação da concentração de lactato sanguíneo tem sido utilizada como uma ferramenta para a monitorização do treino desportivo. O aumento do lactato sanguíneo no exercício pode ser utilizado como parâmetro de aptidão aeróbia. Estes parâmetros têm sido utilizados na avaliação da capacidade de exercício e controlo de intensidade do treino de atletas.

Tem interesse para o atleta?
Claro que sim! Se um atleta conseguir reduzir a sua produção de lactato ou reduzir o período necessário para eliminação do mesmo, ele também reduzirá a produção e eliminação dos iões de hidrogénio que afectam o nível de performance muscular. Os estudos indicam que apesar da redução da produção de lactato ser um factor importante, o mais importante, é o período necessário para o “remover” dos músculos. Isto quer dizer que o atleta será capaz de manter um alto nível de intensidade por mais tempo se o corpo está treinado a “remover” o lactato de forma rápida.
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O que é o VO2 máximo?
O VO²máx, é a capacidade que o corpo tem de absorver o volume máximo de oxigénio presente no ar que está dentro dos pulmões e levá-lo até aos tecidos, através do sistema cardiovascular para ser utilizado na produção de energia num determinado espaço de tempo.
O consumo máximo de oxigénio tem sido muito estudado e utilizado actualmente. Quando realizamos actividades de média e longa duração, necessitamos de uma grande capacidade de captar, transportar e utilizar o oxigénio, e com o aumento da intensidade de exercício, por exemplo, aumenta proporcionalmente o consumo de oxigénio pelo organismo, chegando até a um valor máximo, que será o limite de consumo de oxigénio pelo organismo, ou VO² máximo. Este demonstra o valor máximo em litros, que o coração bombeia de oxigénio, através do sangue, para o organismo num 1 minuto.
Esta é a variável fisiológica que mais reflecte a capacidade aeróbica de um indivíduo, e é utilizado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o atleta.

Porquê avaliar o VO2 máximo?
Esta avaliação determina a quantidade de oxigénio que o atleta está a utilizar durante a actividade física. Conhecendo o seu potencial respiratório, será mais fácil descobrir o seu limite e os melhores treinos para aumentar o desempenho e performance.
A medição do Vo2 máximo é útil tendo em conta que indica a capacidade de um indivíduo fornecer o oxigénio necessário para o funcionamento dos músculos, bem como a capacidade das células musculares converterem eficientemente o oxigénio em energia muscular.
Em função do valor VO2 Máx, é possível prescrever o exercício físico adequado à sua capacidade e performance cardiovascular.



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